Blog Post O Segredo da Inovação Disruptiva!

O Segredo da Inovação Disruptiva!
out

29

2016

O Segredo da Inovação Disruptiva!

Muito se fala em INOVAÇÃO e agora recentemente e de forma recorrente, em DISRUPÇÃO. Palavras com conceitos distintos que juntas formam uma poderosa força que vem sendo usada para exemplificar o que fazem empresas como UBER, NETFLIX e TESLA, por exemplo. [javascript]linha[/javascript]

Pois bem, Inovação Disruptiva é quando se implanta um NOVO conceito no mercado em uma determinada indústria. São inovações que introduzem novos benefícios ao mercado, como a pretenção de ser mais simples e conveniente aos usuários, muitas vezes também oferecendo ainda menor custo. [javascript]linha[/javascript]

Como tudo que é novo, é preciso formar o conceito, explorar o desconhecido, ser persistente e convencer pessoas, ou seja, tem que paciência e investir muito dinheiro para isso. [javascript]linha[/javascript]

E é justamente nesse sentido que eu chamo atenção para os problemas (e ou segredos) deste negócio. [javascript]linha[/javascript]

Pegando como exemplo a TESLA. Ela é a vanguarda dos carros elétricos e das iniciativas de carros sem motorista que hoje se espalha por toda a indústria automobilística. Bacana, não é? Sim, mas qual foi o preço desse pioneirismo? [javascript]linha[/javascript]

Para empurrar seu plano a frente, a TESLA investiu muito, muito mesmo. Acredite, por mais simples que seja sua ideia, isso não é aventura de marinheiros de primeira viagem, ou sem muita capacidade de investimento. Esse é um tipo de negócio que em tese demora a gerar caixa e quando gera, em muitos casos, não é suficiente para bancar a operação. Mais que isso, o investimento em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) deve ser constante. [javascript]linha[/javascript]

Só para ter uma ideia, uma matéria recente da Business Inside afirmou que a TESLA gasta 18% do ser orçamento em P&D e pasmem, isso quase 3x o que gasta a maior fabricante de carros tradicionais do mundo. Como mostra o gráfico nesta imagem que acompanha este artigo: Comparativo TESLA. [javascript]linha[/javascript]

Portanto, para fazer inovação disruptiva é preciso ter em mente que o LUCRO demora e muito, mesmo vendendo bem, e em alguns casos podem nunca chegar! Mas ok, decidiu entrar neste jogo de gente grande, anota pelo menos 7 pontos muito importantes para ter no plano: [javascript]linha[/javascript]

1. Dinheiro disponível para investir na partida e validação; [javascript]linha[/javascript]

2. Tempo e pouca pressão por resultados; [javascript]linha[/javascript]

3. P&D permanente; [javascript]linha[/javascript]

4. Investimento permanente; [javascript]linha[/javascript]

5. Gestão muito eficiente do Caixa; [javascript]linha[/javascript]

6. Precificação correta; [javascript]linha[/javascript]

7. Marketing agressivo e força em vendas; [javascript]linha[/javascript]

8. Novos produtos e/ou features em cada pequenos ciclos. [javascript]linha[/javascript]

Claro que é meio desafiador e inebriante ser visionário, ser a frente do tempo e pioneiro em qualquer indústria ou segmento, nós Empreendedores adoramos! Mas é preciso ter atenção e planejar muito para qualquer iniciativa neste sentido, antes mesmo de até pensar em começar. Eu digo sempre o seguinte: Quem sai na frente tem vantagens, mas paga o preço do desbravamento. Quem vem depois pode não precisar construir novos mercados e conceitos, mas precisa ser diferente ou até melhor (se investir também!). [javascript]linha[/javascript]

E dinheiro para isso? Existe investimento disponível no mercado Brasileiro? Ahhh sobre isso eu comento no próximo artigo!! [javascript]linha[/javascript]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *