Bossanova: a XP das Startups

Bossanova: a XP das Startups
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Como bem disse o escritor José de Alencar “o sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis”. E esta era a nossa mentalidade desde o início: ser admirados e reconhecidos por toda a dedicação e empenho em fazer do mercado brasileiro um verdadeiro reduto de bons negócios inovadores, apoiados e com chances reais de evoluir e expandir suas atuações, inclusive para outros países.

Mais do que uma aposta há sete anos no ecossistema empreendedor que poderia ainda ser considerado por muitos como jovem (e para muitos nem tão promissor assim), a Bossanova Investimentos arregaçou as mangas e ajudou a construir, nos últimos anos, um ambiente propício para as startups, investidores e para todos que desejam entender e fazer parte de alguma forma deste movimento que já se provou e está cada dia mais fortalecido e em evidência, não por acaso.

As chaves: ACESSO e EDUCAÇÃO.

E foi em meados de 2016, que estipulamos a nossa primeira meta: investir, apoiar e ajudar no desenvolvimento de 1.000 negócios. Leia o artigo para entender como este racional foi criado e quais foram os estudos analisados para embasar a decisão de investir em 1.000 Startups no estágio Pré-Seed no Brasil.

Quando a meta foi traçada, muitos duvidaram, até riram e diziam que era impossível e até “Spray and Pray”… mas com a estratégia certa, além de um time inovador e comprometido com os objetivos, o IMpossível se tornou POssível e uma realidade! E foi isso que aconteceu, acabamos de atingir uma marca inédita no mercado brasileiro. Como participante de aporte pré-seed de R$ 2 milhões na Startup Privacy Tools, plataforma que ajuda companhias a se enquadrarem nas regras de LGPD, a Bossanova chegou à milésima investida do portfólio.

Com tudo que construímos até agora, e com este feito histórico, certamente fica evidente que queremos ser mais do que uma gestora de investimentos e que investe em etapas iniciais de startups, mais do que uma Venture Capital, somos uma CASA DE INVESTIMENTOS.

Até o momento foram mais de 1.000 startups aportadas em aproximadamente 1.400 investimentos. Mas o que chama atenção é o baixo índice de perdas em nosso portfólio. Na carteira acumulada, apenas 7% das investidas resultaram em write off — ante um percentual comum na casa de 30% a 40% nos fundos de VC de maior porte no mundo.

Outro dado que ajuda a entender a magnitude dos resultados da Bossanova, chegamos em março ao 64º exit (saídas), sendo que a média de retorno foi de 7,2 vezes o capital investido em prazos médios de dois anos e meio, incluindo companhias como Melhor Envio, Agenda Edu, Kinvo e Repassa. É a primeira vez que um VC ou uma Gestora tem mais de mil investidas no Brasil e na América Latina.

Para marcar o feito, a Bossanova estampou no telão da NASDAQ da Times Square e posso garantir que isso é só o começo. Novas metas internas já foram traçadas e projetos que estavam sendo construídos estão ganhando vida e o mercado, todos eles com base na nossa principal chave: EDUCAÇÃO. Dentre os principais, podemos citar o Clube do Equity — que é o programa de fidelidade da Bossanova voltado ao relacionamento dos co-investidores e a Rede Bossa, nossa comunidade de empreendedores que se fortalecem entre si e com a ajuda do nosso time de colaboradores.

Bossanova: a XP das Startups
Para conhecer a história da Bossanova e a importância do investimento nas 1.000 startups, assista ao mini documentário no Youtube.

 

 

João Kepler
Veja outros posts em meu blog: https://joaokepler.com.br/blog/
Ou leia através do Medium: https://joaokepler.medium.com/

Compartilhe este post com seus amigos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email