Como falar sem magoar as pessoas?

Outro dia li um post do consultor Noaldo Dantas que me chamou atenção: “precisamos aprender a falar sem magoar as pessoas “. E isso me fez refletir e escrever sobre isso.

Minha reflexão se deu em função de um fato: não gostamos ou estamos acostumados a ouvir críticas, até mesmo as construtivas (por mais que alguns costumem dizer isso).  Partindo dessa constatação, as pessoas deveriam repensar a maneira que fazem o que eu chamo de “comentários sinceros”, porém desnecessários do tipo: você está gordo, careca, abatido ou você não sabe nada, precisa mudar seu comportamento, entre outros tantos nesta linha. Se a pessoa que está ouvindo seu comentário sincero estiver naquele momento com a alto estima baixa, a sua observação vai fazer a pessoa se senta pior ainda.

O ponto que quero chegar é como ser honesto sem ser duro? Como falar sobre assunto indelicados e até desagradáveis? Aristóteles responde: “O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre em tudo o que diz.” Portanto, uma simples pausa e uma pergunta instantânea e interna, pode ajudar neste processo de resposta. Faça um breve, porém necessário questionamento interno.  Realmente eu devo/preciso falar isso? Se falar posso magoar os sentimentos da outra pessoa?  Ou seja, na prática, se parou e demorou pra achar a resposta para essas perguntas simples, convenhamos, melhor não fazer o comentário.

Bom, mas e a crítica construtiva?  Não é o melhor caminho? Sim, eu concordo. Gosto do termo e procuro praticar isso, mas tem que ficar atento e buscar o momento certo pra aplicar, além principalmente de saber como falar, de olhar pela perspectiva correta e principalmente se o interlocutor está propício e confortável para recebe-la. O problema é que as pessoas exageram ou usam o termo “construtivo” para criticar e apontando os defeitos dos outros e o caminho não é este. Você pode falar o que quiser para uma pessoa, mas use as palavras certas no momento apropriado.

Falando sobre perspectivas, o grande problema da crítica está em quem critica e não em quem recebe, por isso é importante entender o ponto e tentar ser hábil se precisar fazer algum comentário positivo o negativo a alguém. Essa é uma linha muito tênue, pois muita gente que se diz autêntica e na prática, acaba magoando os outros sem necessidade, com comentários que maquiados de motivadores ou críticas construtivas, mas não passam de uma fala carregada nas entrelinhas de ofensas. Qual é seu objetivo real? Ser sincero e autêntico não precisa estar atrelado a uma postura agressiva ou ignorante.

 

Como falar sem magoar então?

 

Fiz uma coletânea de dicas extraídas de diversos pensadores e minhas mesmo que podem te ajudar nessa tarefa de falar sem magoar as pessoas:

  • A franqueza normalmente é a forma mais educada e honrosa de se expressar, mas precisa ser assertivo para dizer o que precisa ser dito, no lugar certo e no momento certo, tudo isso de preferência com uma roupagem educada e elegante.
  • Leve em consideração a personalidade da pessoa com quem você quer ser honesta e ajuste o seu tom de acordo com isso, ou seja, nunca exagere com uma pessoa tímida e quieta.
  • Peça sempre permissão para falar, prepare o ambiente e a pessoa para receber o que você vai falar, mas não rodeie demais, não a deixa angustiada e concentre-se no problema e na solução, não somente na pessoa.
  • Comece pelos pontos positivos para minimizar a importância da crítica. Mas muito cuidado para não parecer o invejoso. Dizer uma verdade a alguém pode parecer exatamente isso.
  • Procure não parecer arrogante, não gesticule demais ou aponte o dedo, use o tom de voz baixo e calmo, use palavras que não venham a soar como pedradas ou pesadas demais para a pessoa. Até porque ninguém é perfeito, nem você.
  • Falar pessoalmente é sempre a melhor maneira. A sua linguagem corporal vai ajudar e muito. Falar por celular por exemplo, pode deixar interpretações equivocadas e a pessoa entender de uma forma negativa.
  • Clareza de pensamento, escolha cuidadosa das palavras a serem ditas e o comprometimento de concentrar-se na solução.
  • Não fale as pressas, com indiretas, na frente de outras pessoas ou de muita gente.
  • Mantenha olhar positivo com a situação negativa. Passará a impressão que você está enxergando o todo, respeita a pessoa e suas virtudes.
  • Mostre empatia e carinho para passar a percepção de que você se interessa com os problemas dela. Não seja rude. Existem outras formas de dizer algo a alguém sem magoar os seus sentimentos.
  • Não sei se me fiz entender. Muito atenção a como a informação é passada e não do conteúdo dela em si. Essa deve ser a sua principal preocupação, como diz meu amigo comunicador Bob Floriano: A comunicação não é o que você diz, mas o que as pessoas entendem.

 

Claro que isso não é tudo, mas é muito importante ser sincero sem machucar os outros. Não controlamos as reações e sentimentos de outras pessoas, mas você pode sim controlar a forma com que você diz e conduz uma conversa.

Em minha opinião dar feedback às pessoas é um ato de amizade, que só é válido se você acreditar na possível mudança da outra pessoa e que ela irá usar a sua informação ou comentário para se tornar melhor. Fora isso, eu prefiro não falar nada. Às vezes o silêncio é a arma mais poderosa que se pode usar.

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