Dois problemas para o Investidor de Startups:
1) O problema do Falso POSITIVO — São as Startups em que você investiu e perdeu;
2) O problema do Falso NEGATIVO — São as Startups em que você não investiu e perdeu por isso.
1. FALSO POSITIVO acontece quando a Startup parece ótima no começo, o investidor escolhe e investe corretamente, mesmo assim, a Startup fecha as portas depois e ele perde aquele investimento.
Apesar de ser no final um fato negativo, a sensação é de aprendizado e que pode ser resolvida matematicamente.
Explico a compensação: A maioria dos investidores profissionais investem em um portfólio de no mínimo 10 Startups. Se pelo menos 3 forem boas e tiverem exits, pode remunerar todo o portfólio independente se perdeu algum investimento no Falso positivo pelo caminho.
2. FALSO NEGATIVO acontece quando a Startup não parece tão boa no começo, investidor subestima e decide não investir em uma determinada Startup, a Startup decola na sequência e ele perde por ter ficado de fora daquele investimento.
Apesar de no começo ter sido um alívio, a sensação é de arrependimento mais difícil de absorver e gerenciar depois.
Não há maneira matemática de evitar perder grandes negócios. Aqui requer aprendizado para ter olhos de Lince, conhecimento e visão de longo prazo no sentido de evitar perder as oportunidades.
Note que para ambos os problemas, a impressão e decisão do investidor NO COMEÇO, foi a chave para os FALSOS resultados.
Depois de 12 anos investindo em Startups, eu criei um treinamento chamado de JORNADA ANJO INVESTIDOR que é uma imersão presencial de 2 dias em São Paulo para um grupo seleto de 30 empresários e executivos para aprender todos os segredos, métodos e as minhas estratégias por trás do Investimento em centenas de Startups. Mais informação aqui: https://sme.com.br/jornada/