Na última semana, o Crunchbase, uma das principais plataformas de dados e notícias do mercado global de startups divulgou um novo report, atualizado com as informações de maio. Seguindo a tendência desde o início do ano, maio novamente apresentou uma queda no volume de capital investido em Venture Capital, mas tem algumas informações que devem ser destacadas: apesar de ter tido uma queda, maio de 2022 ainda é 34% superior ao que foi maio de 2020 e 20% inferior a maio de 2021, ou seja, não é um resultado que necessita pânico. Quando nichado por estágio de investimento, o Seed ficou 11% acima da média mensal de 2021, que mostra a resiliência que o early stage vem tendo neste momento. E como último ponto do report destacam exatamente a oportunidade que este momento traz para os investidores bem capitalizados, que podem aproveitar da correção de valuation para conseguirem melhores investimentos.
Em vista dessa desaceleração, continuam surgindo as notícias de startups cortando custos e despesas, para conseguirem equilibrar melhor suas finanças e prolongar o caixa que possuem. Um reflexo que pode ocorrer é também uma diminuição dos custos de mão de obra, principalmente tech, que com sua alta demanda, também vinham em uma vertical acelerada de crescimento. Esta maior disponibilidade de mão de obra capacitada e a um menor custo, pode acabar beneficiando as empresas tech que estão conseguindo crescer e expandir seus times.
Por fim, importante mencionar que uma via que continua bastante aquecida é a de fusões e aquisições. Com corporações bem capitalizadas e startups em situações mais frágeis, ou seja, mais dispostas a negociações, o número de aquisições deve continuar acelerando e acredito que veremos também muitos casos de fusão, levando a uma consolidação de alguns segmentos.
Bons investimentos para todos e até a próxima semana.