Nunca foi tão importante se falar de economia para entendermos um pouco melhor do momento atual. Desde o início da covid, os principais agentes monetários do mundo fizeram uso de estímulos para enfrentar a crise, injetando uma altíssima liquidez no mercado. Acontece que com a recuperação da economia junto com essa liquidez na mão de consumidores, vimos a demanda sendo recuperada de forma bastante veloz, ao mesmo tempo que a oferta não conseguiu acompanhar, seja por conta da guerra da Ucrânia como também por alguns lockdowns enfrentados na China. Esse desequilíbrio de demanda e oferta exerceu uma forte pressão para aumento dos preços, causando a alta na inflação.
Para controlar essa alta de inflação os agentes monetários precisaram virar a mão e começar uma política contracionista, enxugando a liquidez disponível. Com esse movimento e uma menor adesão á investimentos de risco vimos o inicio de um clima mais pessimista no mercado, que logo acendeu um alerta duplo para as startups em queima de caixa: um menor growth de receita alinhado a uma maior dificuldade em captar recursos. Foi a hora de segurar as pontas para evitar um problema ainda maior.
É difícil saber com precisão os próximos capítulos, mas é interessante observar uma das mais importantes características das startups: A velocidade de reação. Os negócios rapidamente tomaram medidas, mesmo que duras, para conseguir equilibrar melhor suas contas e estender a capacidade financeira para enfrentar essa turbulência. Tenho certeza que muitas sairão muito mais fortes deste momento e o próximo ciclo trará muito sucesso. Outras que não conseguirem executar bem o seu dever de casa, essas possuem grande risco de ficarem pelo caminho.
O momento é de ser diligente, mas como já falei nas últimas semanas, vejo uma grande janela de oportunidade se abrindo, e para aqueles bem capitalizados pode significar a oportunidade de investimento a um menor “preço”, que em uma saída em outro ciclo de maior liquidez poderá proporcionar um excelente retorno. Baseado neste aspecto sigo acelerando as alocações e confiante no resultado que será obtido nos próximos períodos.