O investimento em Venture Capital está na categoria dos investimentos alternativos, que basicamente envolvem todos os ativos que não se enquadram nos mercados tradicionais de bolsa de valores e renda fixa. Algumas características gerais deste tipo de investimento é sua baixa liquidez, possibilidade de negociação em mercados privados, baixa correlação com mercados e alta assimetria informacional. Este último ponto, é um dos que mais deve acender o alerta á qualquer um que desejar entrar investir nesta classe de ativos.
O nível de acesso á informações está relacionado á quanto todos os stakeholders possuem de dados para a tomada de decisões. O mercado de startups é privado, portanto, bastante diferente do que vemos nas empresas listadas em bolsa, não basta entrar no site do RI que teremos todas as informações do negócio, além também da cobertura por diversos analistas que emitem suas opiniões sobre cada case. Por este motivo, uma das principais maneiras de acessar esta modalidade é através de fundos, que possuem estrutura dedicada para analisar e buscar informações sobre cada negócio.
As plataformas de crowfunding mudam um pouco este cenário, e já trazem maior publicidade aos dados das startups que buscam o aporte e possibilitam ao investidor individual aprofundar em sua diligência, mas ainda existe pouco conteúdo educativo e até mesmo visão técnica que colaboram com a formação da opinião de cada investidor. Pensando neste contexto que trago essa análise semanal, inspirado nos modelos de research para compartilhar um pouco da minha visão sobre startups com captação pública em andamento.
A startup analisada de hoje é a Okanal, plataforma que busca conectar fãs á ídolos, conseguindo promover uma forma de interação entre famosos e pessoas que desejam ter algum contato com eles.
Como sempre gosto de ressaltar, minhas análises aqui não são recomendações de investimento, assim como o fato de o João Kepler dizer que não investiria, não significa que a Startup não é “investível”. Meu foco é compartilhar conhecimento e apresentar as novidades dentro do ecossistema de startups.
Abraço e boa leitura.