Conclusão
O modelo que a startup vem buscando é bastante objetivo frente a dor que destacam no mercado, entretanto, me levantam algumas dúvidas. O primeiro ponto é em relação á concorrência, sem dúvidas, se posicionarem como complementares á alguns players, principalmente os hubs de marketplace, parece uma tentativa de esquivar deste questionamento, mas entendo que acabam disputando um mercado semelhante. O ponto de destaque do negócio que é focado na digitalização na ponta, acaba sendo um diferencial apoiado em serviço, ou seja, algo não escalável e com grandes dificuldades de crescer tão quanto á perpetuidade do negócio.
Em contrapartida, um ponto bastante favorável ao negócio são os números obtidos até então. Nos últimos 12 meses o negócio chegou próximo á R$ 4 milhões de faturamento bruto, com uma margem após a dedução dos custos dos produtos vendidos de 50%, logo, uma receita líquida de aproximados R$ 2 milhões. Obviamente que neste modelo precisamos levar em consideração o efeito cíclico da receita, que majoritariamente é não recorrente e sofre dos mesmos impactos que observamos no mercado de varejo. Um ponto bastante relevante á ser considerado na precificação do negócio.
Por fim, o grande ponto positivo e de destaque nesta análise é em relação ao time que vem liderando os trabalhos na startup. Os empreendedores aparentam ser bastante experientes e insiders do mercado varejista, fator que influencia diretamente na avaliação do negócio. Neste estágio que ainda se encontram, o qualitativo dos founders é um uma das questões de maior peso para uma decisão final.
Para complementar, utilizei minha ferramenta de valuation para ter uma visão de “preço” do negócio. Importante ressaltar que pela parte financeira realizada ser pouco significativa, a avaliação de valor do negócio pode se pautar em aspectos mais qualitativos, aplicando pela minha plataforma cheguei ao seguinte resultado:
Esse valuation é o pre-money, considerando o round de R$ 1,5M, o valuation post-money neste caso seria de aproximadamente R$ 20M, aproximadamente 20% inferior ao proposto pela startup na rodada, Neste caso, entendo que pelo fator cíclico e as características do modelo de negócio, o valor pedido pela startup estão acima do que considero ideal. Acredito que estejam colocando um incremental neste múltiplo para “precificar” o qualitativo vindo do time de founders. Caso queira testar ou utilizar a minha ferramenta, ela está disponível pelo link:
Considerando todos os pontos apresentados, apesar de enxergar um grande mercado potencial, e um time de founders com bastante capacidade de liderar o negócio, tenho alguns receios quanto á concorrência enfrentada e o tipo de modelo de negócio que praticam. Talvez enfrentem algumas dores para gerar valor na ponta, o que pode forçar um aumento do custo de marketing para atrair novos vendedores. Além disso, o valuation é um pouco acima do que considero ideal, portanto, visto estes fatores, é um deal que eu pessoalmente optaria por não dar seguimento em minha composição de portfóliol
Desejo grande sucesso a todo time da Allmaria em sua captação no site da Captable e quem desejar analisar mais detalhes ou até mesmo aportar nesta oportunidade, pode acessar o deal pelo link abaixo:
Lembrando, essa não é uma recomendação de investimento e é fundamental que você sempre realize as suas próprias análises antes da tomada de decisão.