OBom

Esta é a 5ª edição do The STARTUP Analysis.

Nesta edição do The Startup Analysis, novamente trarei o deck de uma startup enviado por um leitor, apresentando o negócio e mostrando minhas considerações sobre o material apresentado. Se você também gostaria que seu negócio passasse por aqui, é só clicar no link que disponibilizo no final do email e enviar o seu material.

Como sempre gosto de ressaltar, minhas análises aqui não são recomendações de investimento, assim como o fato de o João Kepler dizer que não investiria, não significa que a Startup não é investível. Meu foco é trazer educação e novidades dentro do ecossistema de startups.

Abraço e boa leitura 🙂

1. ANÁLISE DECK

STARTUP: OBom

A Obom Sistema é um software de gestão voltado para o segmento de oficinas mecânicas, trazendo desde a gestão de processos da operação até a parte financeira.

Problema

O Founder traz em sua apresentação diversos pontos que ilustram o problema que buscam resolver. Um ponto de observação é que o problema é sempre atrelado a uma dor e não necessariamente uma necessidade. Por exemplo, emitir NF-e é uma tarefa, o problema poderia ser a dificuldade do processo de emissão. Na minha visão, uma grande dor desse segmento deve ser a realização manual de processos.

Problema [OBom]
Mercado [OBom]

Mercado

Interessante que trazem o mercado tanto em número de estabelecimento como ARR potencial e apresentam em uma ótica especifica para o momento atual, com grande foco para uma segmentação regional. Aqui meu questionamento é o motivo de ficarem focados apenas em SC em um horizonte de 18 meses. Pelo tipo de produto, acredito que já poderiam enxergar um ótica mais ampla de mercado.

Modelo de Negócio

O modelo é o tradicional para SaaS, cobrando uma mensalidade pela utilização do software. O puxão de orelha para o founder é que o print do site atrás apresenta três opções de plano, mas no slide apresentam uma única opção, ou seja, a informação não bate.

Modelo de Negócio [OBom]
Validação [OBom]

Validação

A startup está em estágios iniciais, então a estratégia do founder foi de apresentar dados sobre a validação da solução, trazendo cases de clientes e resultados gerados. Sempre importante trazer em seu deck os resultados e histórico do negócio.

Rodada e Roadmap

A startup busca uma rodada com características entre anjo e pre-seed, precisaria avaliar melhor os detalhes de resultado e projeções para atestar valuation, mas para essa magnitude é preciso que a startup já tenha certa tração e de forma bastante simplificada, faturando algo próximo á R$ 30k de MRR.

Rodada e Roadmap [OBom]
Rodada e Roadmap [OBom]

Rodada e Roadmap

E com essa rodada, trazem como roadmap o foco principal no comercial. Acredito que pelo estágio seria interessante uma atenção maior para a tecnologia. Neste estágio, é o momento de criar seu diferencial e ai poder focar em vendas.

Conclusão

Primeiramente gostaria de agradecer ao founder Douglas o envio do material e também parabenizar pela jornada empreendedora. O modelo de negócios me chama muita atenção, SaaS tem grande potencial de escala e a solução pode atingir o crescimento exponencial tão buscado por todas as startups. Alguns pontos de cuidado é que mesmo sendo B2B, as características deste negócio se assemelham á B2C, podendo ter churn mais elevado e necessitando grande investimento em marketing. Outro ponto interessante é que o mercado é grande e tem muito potencial de crescimento, mas como citei no ponto sobre o problema, poderia já estar visando um mercado potencial maior e não apenas Santa Catarina.

Para este estágio é sempre importante que conheça e converse com os founders, pois neste caso, o produto ainda vai evoluir e muita coisa vai mudar, mas entender a pessoa que está por trás do negócio é fundamental. Gostei do mercado, do estágio e do modelo de negócio, acredito que seja necessário um reajuste de valuation mas é um negócio que acredito que merece um acompanhamento.

Lembrando, essa não é uma recomendação de investimento e é fundamental que você sempre realize as suas próprias análises antes da tomada de decisão.

2. CINCO STARTUPS TO WATCH

Destaco ainda alguns negócios que me deparei recentemente e acredito que valem a atenção de todos:

1. Meu Pescado

Plataforma para gestão de fazendas de aquicultura, mercado em forte expansão no Brasil.

2. SolarZ

Software para gestão de plantas de energia solar.

3. B2Bstack

Marketplace de soluções para empresas, consolida diversas alternativas para resolver dores de outros negócios.

4. Tarvos

Desenvolvem soluções em software e equipamentos eletrônicos para coleta de dados para o manejo digitalizado de pragas e doenças agrícolas.

5. Sooper

Plataforma para compras de lojas de material de construção.

3. OVERVIEW DO MERCADO

Ontem recebemos uma boa notícia para todo o ecossistema de inovação brasileiro, o Rio de Janeiro sediará o Web Summit em 2023, sendo a primeira cidade da América Latina a receber o principal evento de inovação do mundo. Mas isso não é apenas uma noticia para enaltecer um evento, mas uma evidência do ganho de maturidade que todo o mercado nacional vêm ganhando. Estas atividades trazem visibilidade para o país, auxiliam na atração de capital e também incentivam o empreendedorismo em toda a comunidade.

Para quem já está nesse mercado há bastante tempo é muito interessante acompanhar como o mercado de startups local vêm crescendo de forma exponencial, estamos vendo o surgimento de diversos novos fundos, ou até mesmo alguns internacionais colocando de vez o pé em terras tupiniquins, isso significa mais negócios sendo apoiados, mais ideias sendo viabilizadas e outras podendo ganhar ainda mais escala. Tenho certeza que é apenas o começo e ainda veremos muita coisa interessante sendo construída no país.

4. PITCH REACT

Quer mais conteúdo em outro formato? Se ainda não conhece e para todos aqueles que já acompanham, não deixe de assistir ao PITCH REACT no meu canal.
Semanalmente as quartas à noite serão apresentados novos vídeos, meu objetivo é mostrar como eu reajo a apresentações de diferentes startups.

A ideia é que, ao mostrar os erros e acertos dos empreendedores – e um pouco da visão do investidor diante deste tipo de apresentação, quem esteja assistindo consiga absorver os aprendizados que precisa para inserir na sua própria jornada.

Se você não quer perder nenhum episódio, não se esqueça de se inscrever no meu canal e ativar as notificações!

Virada Smart

#DICADASEMANA

Entre os dias 14 e 15 de maio, vai acontecer a Virada Smart, evento voltado para o público empreendedor.

Se você é uma startup e quer ser analisada e/ou aparecer aqui e ser analisada no The STARTUP Analysis:

Se você é uma startup e quer aplicar para a possibilidade de receber investimento na Bossanova:

Esse Report não é uma recomendação de investimento e muito menos pedido de investimento. Antes de investir em Startups é importante observar os altos riscos envolvidos, verificar a legislação e a regulação vigente. Da mesma forma, antes de realizar qualquer investimento, sempre faça as suas próprias análises.