Na última semana, trouxe aqui informações sobre o evento em que eu estava participando em Miami, o VC Latam Summit, organizado por algumas das principais associações de Private Equity da América Latina. A ideia do evento foi promover a interação entre investidores e, assim, compartilharmos um pouco de nossas experiências e visões sobre o atual momento do mercado. Foi muito bacana conhecer alguns fundos e grupos de investimentos também com foco no early stage e que ainda estão dando seus primeiros passos em mercados como da Colômbia, Argentina e México. Em alguns momentos recordei do início da minha jornada com a Bossanova, quando o mercado Brasileiro ainda era bem menos maduro e havia poucos investidores institucionais que já acreditavam neste estágio de investimento, que hoje vêm provando o seu potencial de retorno.
De forma geral, o clima do evento e das conversas que tive foram de certa tranquilidade, um pouco diferente do suposto caos que alguns propagam no mercado nas últimas semanas. Diversos investidores bem capitalizados e acreditando que o momento de correção nos valuations será de grande oportunidade para a realização de bons investimentos a um menor preço. Acredito que um bom resumo é de que na verdade o momento é de retomada da racionalidade do mercado, diminuindo as distorções que estávamos observando em diversos deals.
E na edição desta semana, farei a análise do pitch deck da startup Melvin, que está com rodada de captação aberta na plataforma de equity crowdfunding Eqseed, na seção seguinte trago alguns negócios que chamaram a minha atenção recentemente e termino com um pequeno overview do mercado.
Como sempre gosto de ressaltar, minhas análises aqui não são recomendações de investimento, assim como o fato de o João Kepler dizer que não investiria, não significa que a Startup não é “investível”. Meu foco é compartilhar conhecimento e apresentar as novidades dentro do ecossistema de startups.
Abraço e boa leitura.