Sem dúvidas, o mercado agro ainda carece de muitas soluções tecnológicas, mesmo sendo esse setor gigante na economia brasileira. Soluções nessa área acabam tendo um mercado potencial gigantesco, mas também enfrentam algumas dificuldades, como a resistência à adesão de soluções inovadoras pelos produtores tradicionais. Isto implica em ciclos comerciais mais longos, que provavelmente passarão por etapas de validação do produto e mensuração de resultados. Me chama a atenção o fato de o negócio ainda não ter captando investimento, uma vez que normalmente startups que trabalham com hardware necessitam de elevado capital inicial para desenvolvimento da solução, já tendo que partir com um captable diluído.
A solução me parece bastante interessante e aderente ao problema que apresentam no mercado, além disso, pelo nível de faturamento e número de clientes, demonstra já estar bem validada, o receio é como irão agora conseguir escalar o negócio para um próximo patamar de faturamento e também como conseguirão ter parte relevante da receita como recorrente.
Por fim, tiveram dois pontos que me chamaram a atenção de forma negativa, o primeiro em relação ao perfil dos fundadores, que parecem ter o mesmo viés técnico voltado para produto. É um caso que precisa ser bem acompanhado para que na formação do time consigam complementar estes perfis. O segundo ponto foi em relação ao valuation, que pelo estágio, por não terem ainda captado e pelo modelo, acredito estar com um múltiplo um pouco elevado.
Apesar destes pontos do último paragrafo, mesmo não sendo o modelo que mais tenho expertise, visto que minha experiência se da majoritariamente com SaaS, é um segmento que me chama a atenção pelo seu potencial. Recentemente na Bossa acompanhei o investimento em um negócio que resolve uma dor semelhante e vem tendo bons resultados, além disso, o perfil dos founders e os resultados atuais me deixam confortáveis quanto aos diferenciais e atributos que agregarão ao produto.
Dito isso e de acordo com estes fatos apontados, seria uma rodada que eu pessoalmente optaria por participar. Mas lembre-se, essa não é uma recomendação de investimento e é fundamental que você sempre realize as suas próprias análises antes da tomada de decisão.